Título de construtores no colo da Red Bull – GP Japão 2023

24 09 2023

Existe uma enorme quantidade de corridas decisivas de campeonatos do mundo decididas no GP do Japão. Em muitos casos, devido ao facto de historicamente a corrida ser a derradeira do campeonato. Não é o caso hoje em dia, uma vez que o país tem estado cada vez mais afastado do fim do ano (sendo que em 2024 passará para o princípio do ano, pela primeira vez).

Não que isso tenha levado Suzuka a deixar de ser palco de decisões de título. Sebastian Vettel venceu o seu 2º título mundial no traçado em 2011, assim como Max Verstappen em 2022 (ainda que de forma confusa, devido à FIA). Suzuka não tem o exclusivo de decisões de título em território japonês. Fuji foi durante dois períodos de dois anos o traçado do GP.

Pista extremamente fluída e do agrado da quase totalidade dos pilotos, Suzuka possui um primeiro sector composto de vários “S”, uma passagem debaixo de uma ponte, uma curva de média velocidade chamada “Spoon” e uma curva de alta velocidade (130R). Entre estas atrações e a presença da Honda na grelha, estamos num momento de grande segurança quanto ao futuro do país na F1.

Depois de uma chuva intensa ter aniquilado quaisquer hipóteses de uma corrida normal em 2022, haviam grandes expectativas quanto a uma correção dessa situação. Ou, pelo menos, de um carro que não fosse Red Bull cruzar a linha em primeiro.

Ronda 16 – Grande Prémio do Japão 2023

Só que nem todos os desejos se concretizam. Uma semana depois da Red Bull ter errado por completo a afinação do GP de Singapura, Max Verstappen voltou a estar intocável em território japonês. Foi pole position e a liderança de todas as voltas da prova e a volta mais rápida, sempre por uma margem significativa sobre o rival mais próximo (que foi quase sempre um McLaren).

A Red Bull conseguiu assim sair do país do Extremo Oriente com o título de construtores em mão, ainda que Sergio Pérez não tenha contribuído muito com a sua performance. O mexicano partiu de 5º, parou na primeira volta para os pneus duros, passou um carro atrás do Safety Car a entrar nas boxes (penalização de 5 segundos) antes de eliminar Kevin Magnussen por impaciência (outra penalização). De modo a evitar uma penalização na grelha no Qatar, foi mandado de volta para a pista após o abandono para servir a penalização de 5 segundos. Conseguiu nesse tempo bloquear o caminho a Lando Norris. Um desastre de fim-de-semana…

Norris liderou o assalto do atualizado McLaren, tendo mostrado alguma satisfação com ter estado perto o suficiente de Verstappen para impedir o holandês de parar para usar pneus novos no assalto à volta mais rápida. O britânico terminou uns expressivos 15 segundos na frente do colega Oscar Piastri (que renovou contrato até 2026), depois de ter ficado atrás do australiano em qualificação.

O duplo pódio deixou as rivais mais diretas bem preocupadas, com Ferrari e Mercedes meramente frustradas (George Russell especialmente, devido a ter que deixar passar o colega de equipa quando queria fazer um comboio de DRS para se defender de Carlos Sainz [que até se divertiu a notar que “roubaram o meu truque”]).

Não foram os únicos frustrados. A Aston Martin continua a ver o seu ritmo desaparecer, com vislumbres do velho Fernando Alonso a criticar a estratégia durante a prova e com um Lance Stroll cada vez mais apático quanto à sua falta de ritmo (aumentando o coro de vozes que o quer fora da F1). E, ainda, a Alpine, que fechou os lugares pontuáveis com um Pierre Gasly furioso de ter tido que deixar passar Esteban Ocon.

A AlphaTauri ainda conseguiu colocar o herói da casa (Yuki Tsunoda) no Top 10 de qualificação, mas falhou a sua prova com um 11º e 12º postos. Tsunoda recebeu a informação de que continuará com a equipa em 2024, ao lado de Daniel Ricciardo, mas a maneira como tem sido derrotado por um Liam Lawson que está (para já) desempregado no próximo ano.

Logan Sargeant eliminou Guanyu Zhou de corrida e destruiu o carro em qualificação, pelo que está em sério risco de ver Lawson tornar-se cada vez mais interessante para a Williams.

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Qualificação: 1. Verstappen \ 2. Piastri \ 3. Norris \ 4. Leclerc \ 5. Pérez (Ver melhores momentos)

Resultado: 1. Verstappen \ 2. Norris \ 3. Piastri \ 4. Leclerc \ 5. Hamilton \ 6. Sainz \ 7. Russell \ 8. Alonso \ 9. Ocon \ 10. Gasly (Ver melhores momentos)

Campeonato: 1. Verstappen (400) \ 2. Pérez (223) \ 3. Hamilton (190) \ 4. Alonso (174) \ 5. Sainz (150) —– 1. Red Bull (623) \ 2. Mercedes (305) \ 3. Ferrari (285) \ 4. Aston Martin (221) \ 5. McLaren (172)

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Corrida anterior: GP Singapura 2023
Corrida seguinte: GP Qatar 2023

GP Japão anterior: 2022
GP Japão seguinte: 2024

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Fontes:
ESPN \ McLaren estende contrato com Piastri até 2026
F1 \ AlphaTauri anuncia Ricciardo e Tsunoda para 2024


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