Jaguar e Porsche dividem vitórias – ePrix Shanghai 2024

26 05 2024

Na estreia da Fórmula E enquanto categoria, Alejandro Agag colocou o seu campeonato a fazer a estreia nas ruas de Pequim na China. A prova terminou com vitória de Lucas di Grassi, depois de na última volta Nick Heidfeld e Nico Prost terem tido um acidente. Era suposto sinalizar o início de uma nova indústria automóvel: elétrica e com novos mercados. Só que Pequim apenas durou duas edições, e desde 2015 que a FE não visita território chinês.

O regresso (agora no Autódromo de Shanghai) vem num momento em que as mais recentes tentativas de ter provas no Sudeste Asiático têm falhado (Seul e Jakarta) e que a categoria procura assentar em circuitos mais permanentes.

A pista, construída a tempo de estrear na F1 em 2004, assumiu uma forma interessante com uma primeira curva longa e desafiante, uma reta oposta extremamente longa (uma marca característica dos circuitos de Hermann Tilke) e vários pontos em que ultrapassagens eram possíveis, além de ter como objetivo uma semelhança parcial vista de cima ao símbolo “shang” da escrita chinesa. A FE usará uma versão encurtada.

Antes da corrida a Porsche comprometeu-se com a Gen 4 da FE, apesar dos seus recentes avisos sobre o alegado tratamento injusto que estaria a sofrer às mãos da FIA. Sam Bird regressou ao volante na McLaren, depois de ter-se lesionado nos treinos do ePrix de Mónaco.

—–

Ronda 11 – ePrix de Shanghai (1) 2024

Neste regresso à China da FE, e com um estranho problema para diversos carros devido a um update de software nos treinos livres, a categoria teve uma prova incrivelmente estratégica em que todos os carros não queriam atrever-se a liderar a prova, de tal forma que Nyck de Vries (que ainda nem tinha pontuado este ano) liderou várias voltas desta corrida até o seu engenheiro de pista o ter alertado para ceder a liderança.

Quem esteve em grande nível no seu trabalho de equipa foi a Porsche, com Pascal Wehrlein e António Félix da Costa a cobrirem-se bem um aos outro e liderando em dupla a corrida durante grande parte da sua extensão. Isto levou-os a passar o pole position Jean-Éric Vergne (DS Penske) e um Oliver Rowland (Nissan) que pareceu menos capaz que nas últimas provas.

Mas até um terço da corrida foi um verdadeiro caos, com os Jaguar também sempre à espreita por uma oportunidade. Quando o aviso do Diretor Virtual apareceu a avisar de que era provável que a 7 voltas do fim começasse o ataque.

Quando sucedeu, os carros começaram a tropeçar uns nos outros, com as já tradicionais asas dianteiras partidas e pequenos choques laterais. Mitch Evans (Jaguar) foi um especialista em manter o seu carro na janela ideal para o ataque final e conseguiu voltar a triunfar em 2024, desta vez sobre Wehrlein. De seguida chegou um Nick Cassidy (Jaguar) monossilábico por acreditar que a equipa não teve os seus melhores interesses em conta no jogo de equipa. Félix da Costa parecia ir chegar em 4º, mas o contacto na curva final entre Wehrlein e Cassidy forçou-o a abrandar, sendo passado por Rowland e ainda defendendo-se demasiado agressivamente de Vergne (o que lhe valeu 5 segundos de penalização pós-corrida).

O esforçado de Vries conseguiu a proeza de dar à Mahindra 6 valiosos pontos, chegando na frente de um Sébastien Buemi que quebrou o jejum de pontos da Envision, de um esforçado Stoffel Vandoorne que terá grande dificuldade em renovar com a DS Penske, e do ABT de Lucas di Grassi (que foi diversas vezes entrevistado este fim-de-semana por ter sido o primeiro vencedor de sempre da FE em território chinês).

—–

Qualificação: 1. Vergne \ 2. Rowland \ 3. Evans \ 4. Wehrlein \ 5. Hughes (Ver melhores momentos)

Resultado: 1. Evans \ 2. Wehrlein \ 3. Cassidy \ 4. Rowland \ 5. Dennis \ 6. Vergne \ 7. de Vries \ 8. Buemi \ 9. Vandoorne \ 10. di Grassi (Ver melhores momentos)

—–

Ronda 12 – ePrix de Shanghai (2) 2024

Se a corrida do dia anterior tinha mostrado um certo caos, a de domingo trouxe circunstância ligeiramente diferentes que tiveram um grande impacto na gestão do andamento: uma temperatura mais quente (30ºC) e uma volta a menos de distância total. Isto trouxe duas óbvias conclusões: era possível atacar mais e seria mais difícil de refrigerar as baterias dos monolugares.

Quem melhor se apercebeu da melhor opção para estas circunstâncias foi o vencedor, Félix da Costa, que fez aquilo que ninguém se costuma atrever a fazer e foi para o comando ao fim de um terço de prova e deixou-se lá ficar. A Porsche ainda o alertou, mas o português limitou-se a deixar uma mensagem camuflada para que o Andretti / Porsche de Norman Nato se colocasse atrás e se deixasse arrastar pelo cone de ar do líder.

Enquanto Cassidy, 2 posições atrás, precisava de ir procurando o ar limpo para arrefecer o seu Jaguar, Félix da Costa tinha permanente ar limpo e nas voltas finais começou a afastar-se a olhos vistos, deixando Nato a lutar (e perder) com o McLaren de Jake Hughes, que tinha feito pole horas antes.

Cassidy e Evans chegaram em 4º e 5º para a Jaguar, mas dificilmente terão ficado muito preocupados, uma vez que conseguiram desta forma afastar-se de Wehrlein (que abandonou com problemas mecânicos) no campeonato, num dia em que Rowland voltou a não conseguir fazer a Nissan ser tão ameaçadora como de costume.

Vandoorne, que tinha falhado pole por uma milésima de segundo, voltou a protagonizar a queda de posições que a DS Penske parece incapaz de mitigar, ainda que tenha ficado mesmo na frente do colega Vergne (ajudando a manter a liderança nos contrutores face à Andretti). Maximilian Günther (Maserati) chegou em 8º, enquanto que a Envision conseguiu mais uns pontos, subindo com ambos os carros de 20º e 22º a 9º e 11º.

—–

Qualificação: 1. Hughes \ 2. Vandoorne \ 3. Félix da Costa \ 4. de Vries \ 5. Cassidy (Ver melhores momentos)

Resultado: 1. Félix da Costa \ 2. Hughes \ 3. Nato \ 4. Cassidy \ 5. Evans \ 6. Vandoorne \ 7. Vergne \ 8. Günther \ 9. Frijns \ 10. Rowland (Ver melhores momentos)

Campeonato: 1. Cassidy (167) \ 2. Wehrlein (142) \ 3. Evans (132) \ 4. Rowland (131) \ 5. Dennis (113) —– 1. Jaguar (299) \ 2. Porsche (226) \ 3. Nissan (157) \ 4. DS Penske (154) \ 5. Andretti (153)

—–

Corrida anterior: ePrix Berlim 2024
Corrida seguinte: ePrix Portland 2024

—–

Fontes:
AutoCar \ Porsche permanece para Gen 4
The Race \ Problemas de software


Ações

Information

Deixe um comentário