Nem vencedor do costume estraga melhor corrida do ano – GP Canadá 2024

9 06 2024

Durante largos anos, o Canadá foi a única corrida norte-americana do calendário e era a grande sede do mercado norte-americano para a categoria. Agora, existem 3 provas nos EUA e até uma no México, retirando ao país o estatuto económico que já teve na F1, mas permanecendo o histórico associado a Montreal.

Nomeado em homenagem ao mais conhecido piloto do país, Gilles Villeneuve, a Íle Notre-Dame no Québec, o circuito tem uma curiosa configuração de longuíssimas retas intercaladas por secções técnicas de média-baixa velocidade. Quando a chuva cai na pista, como em 2011, as probabilidades de assistirmos a GPs de alta qualidade sobem exponencialmente. Mesmo quando não, as corridas costumam valer a pena, tendo sido em Montreal que Lewis Hamilton e Daniel Ricciardo venceram pela primeira vez na F1.

A FOM tem tido em anos recentes a dificuldade de conseguir encaixar no calendário a pista devido ao clima frio da região, que obriga a corrida a ter que suceder algures entre Junho e Agosto (e a deixa sem possibilidade de ser usada em par com uma das dos EUA). Ainda assim, a prova ocorre (com 4 interrupções de um ano cada) desde 1967.

O mercado de pilotos teve 3 grandes atualizações antes do corrida: a renovação por 2 anos de Sergio Pérez com a Red Bull; a renovação de Yuki Tsunoda com a RB; e o anúncio da Alpine de que Esteban Ocon abandonará a equipa no final do ano (sendo que Jack Doohan assumiu o volante no primeiro treino livre do Canadá). Num plano mais técnico, a Sauber anunciou que Stefano Sordo será o novo Diretor de Performance da sua equipa.

Por último, a FIA revelou as novas regras para 2026 que verão os carros terem motores elétricos bem mais potentes no seu híbrido, monolugares mais leves e pequenos, o fim do DRS, asas dianteiras e traseiras móveis (que não serão DRS) em qualquer momento e o uso de energia elétrica para criar um MOM (Manual Override Mode) que facilitará ultrapassagens de forma similar ao atual DRS.

Ronda 9 – Grande Prémio do Canadá 2024

A prevista chuva intermitente de Montreal prometia animar significativamente o fim-de-semana, mas na sua fase inicial apenas levou a pouquíssimos quilómetros de ação em pista nos treinos livres de sexta-feira (e a dois acidentes do Kick Sauber de Guanyu Zhou). Sem poder contar com grandes conclusões sobre os tempos estabelecidos e apenas com o terceiro treino livre para treinar em piso seco, a qualificação seria quase uma lotaria (mesmo em piso seco).

E assim foi. Sergio Pérez, de contrato acabado de renovar pela Red Bull, caiu logo na Q1 pela segunda corrida seguida. A Ferrari, por motivos incompreensíveis, simplesmente não tinha carro acertado para o GP do Canadá e ficou de fora do Q3. Também Max Verstappen parecia menos capaz que o usual, mostrando uma Red Bull de pé atrás com as condições.

Quem capitalizou não foi apenas a McLaren, como em provas recentes, mas também a própria Mercedes. George Russell pareceu estar em forma e estabeleceu o tempo mais rápido de todos, que acabaria por ser à milésima de segundo igual ao que Verstappen conseguiria depois. Por ter feito antes, pole position para Russell (a segunda da carreira).

Na corrida caseira de Lance Stroll, a Aston Martin conseguiu recuperar alguma da sua forma para colocar ambos os carros no Q3, acompanhada nessa tendência por uma RB que continua a ganhar ritmo (e com Daniel Ricciardo em 5º). Alexander Albon (Williams) também soube chegar aos 10 primeiros, em parte graças à queda Ferrari, mas também o seu colega de equipa atingiu o Q2.

Para o dia de corrida, o regresso da chuva. Todos os pilotos começaram de intermédios, com a exceção dos Haas (que foram para os de chuva intensa). Pierre Gasly (Alpine) envolveu-se num pequeno incidente com Pérez, mas de resto foi uma partida sem grandes percalsos. Um pequeno intensificar da chuva transformou as primeiras 15 voltas num show da Haas, que viu Kevin Magnussen chegar a 4º lugar com boas ultrapassagens, mas a pista começou a secar e forçou a paragem nas boxes. Se tivesse corrido bem, teria deixado o dinamarquês de intermédios frescos perto do fundo do Top 10 e pronto para a luta. Mas não correu nada bem, mesmo sendo uma paragem premeditada e foi o fim das aspirações da Haas.

O piso mais seco teve outro efeito secundário: foi tornando Lando Norris (McLaren) cada vez mais rápido a ponto de conseguir ultrapassar Verstappen e Russell (que também foi passado pelo Red Bull na manobra). Depois foi ver Norris fugir a mais de 1 segundo por volta. Estaria tudo bem encaminhado não fosse um segundo despiste de Logan Sargeant (Williams) deixá-lo parado em pista e provocar o Safety Car num timing terrível. Os rivais de Norris pararam, enquanto o inglês teve que esperar mais uma volta atrás do SC, caindo outra vez para 3º.

A chuva regressou em parte para voltar a molhar o asfalto e só secou várias voltas depois, iniciando as paragens para pneus médios. A maior parte dos pilotos foram parando, mas Norris arriscou mais umas voltas em ataque máximo antes de parar. A estratégia quase funcionou, mas por margem mínima (e devido à saída das boxes estar encharcada) não conseguiu adiantar-se a Verstappen. Depois, em piso seco e pneus secos, foi impossível ir caçar o Red Bull.

Um SC por cause de um incidente, em que Carlos Sainz (Ferrari) se despistou e levou Albon consigo (misturado a um despiste terminal para Pérez), ainda deu à Mercedes a hipótese de parar nas boxes para pneus frescos e um ataque final ao pódio, com Russell a assumir esse lugar final (mas bastante furioso com aquilo que acreditou ser a sua inconsistência).

Lewis Hamilton (Mercedes) chegou em 4º, mas desalentado com a sua performance face ao colega de equipa. Seguiram-se Oscar Piastri (McLaren) e os dois Aston Martin em provas boas mas anónimas. Albon tinha estado a ter uma prova brilhante para o 8º lugar quando abandonou, promovendo Ricciardo a 8º (depois de ter estado sob investigação por partida saltada) na frente de dois Alpine que conseguiram pontos preciosos.

Os franceses ainda tiveram uma pequena discussão interna, depois da equipa ter dado a Esteban Ocon uma ordem de equipa para ceder o seu 9º lugar a Pierre Gasly. Charles Leclerc (Ferrari) teve problemas graves de motor a corrida inteira e acabou por concluir um abandono duplo para a Scuderia. Yuki Tsunoda (RB) até andou bem a prova quase toda nos pontos, só que perdeu controlo no final da prova e deitou tudo a perder.

Nem 5 abandonos valeram à Haas ou Kick Sauber pontos em Montreal.

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Qualificação: 1. Russell \ 2. Verstappen \ 3. Norris \ 4. Piastri \ 5. Ricciardo (Ver melhores momentos)

Resultado: 1. Verstappen \ 2. Norris \ 3. Russell \ 4. Hamilton \ 5. Piastri \ 6. Alonso \ 7. Stroll \ 8. Ricciardo \ 9. Gasly \ 10. Ocon (Ver melhores momentos)

Campeonato: 1. Verstappen (194) \ 2. Leclerc (138) \ 3. Norris (131) \ 4. Sainz (108) \ 5. Pérez (107) —– 1. Red Bull (301) \ 2. Ferrari (252) \ 3. McLaren (212) \ 4. Mercedes (124) \ 5. Aston Martin (58)

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Corrida anterior: GP Mónaco 2024
Corrida seguinte: GP Espanha 2024

GP Canadá anterior: 2023

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Fontes:
BBC \ Novas regras reveladas pela FIA para 2026
F1 \ Ocon abandona Alpine no final do ano
Motors Inside \ Tsunoda renova com RB
Sauber \ Stefano Sordo junta-se à Sauber
Sky Sports \ Pérez renova com Red Bull


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