Michel Vaillant Vol. 6-10

15 06 2024

Nos últimos meses, e numa tentativa de tentar reativar as minhas capacidades com a língua francesa, decidi fazer uma leitura completa de todos os livros de banda desenhada Michel Vaillant no seu original, até por nunca os ter lido todos nem por ordem.

A série, escrita originalmente por Jean Graton, foca-se na família francesa Vaillant. Os Vaillant estão envolvidos em automobilismo, como pilotos e como dirigentes da marca Vaillant (apresentada como uma espécie de Ferrari de França), e os livros relatam as aventuras deles nas várias corridas em que se envolvem.

Por a primeira obra ser de 1959, Graton consegue mostrar os primórdios de várias competições da sua época, não com os olhos nostálgicos de hoje mas com a mente de alguém que nos mostra o automobilismo do seu tempo tal como o via.

Volume 6 – A Traição de Steve Warson (1964) [Jean Graton]

Assim é que é!

Ao contrário de algumas das histórias anteriores, esta não termina com uma gloriosa caminhada até ao pôr do sol, mas introduz algumas nuances no enredo (e aquela pitada de ambiguidade moral ao estilo de Steve Warson).

As descrições do modo de vida texano são quase cómicas, mas parece que Jean Graton o via dessa forma, e não tenho forma de saber se corresponde ao Texas dos anos 60.

Mal posso esperar para ver as implicações que esta história tem para as próximas.

Classificação: 5 / 5

Volume 7 – Os Intrépidos (1964) [Jean Graton]

Foi um pouco desarticulado.

Por um lado, a ideia da história de uma equipa de corridas que utiliza as filmagens de um filme para poder testar o seu protótipo de carro, de forma a ser competitiva na primeira corrida, é fixe.

Por outro lado, o enredo do vilão de um livro anterior a tentar vingar-se é genérico e um pouco aborrecido.

Classificação: 3 / 5

Volume 8 – O Oitavo Piloto (1965) [Jean Graton]

Com Michel a formar uma academia de pilotos, este livro era muito promissor, mas pareceu demorar demasiado tempo a meio.

A ideia da Guerra Fria de os pilotos russos e americanos terem de ser amigos é interessante, mas a execução não. De facto, há páginas sobre os negócios da família Vaillant que parecem ser uma forma de preencher páginas….

Não ajudou o facto de se ter percebido o final muito antes de ele chegar.

Classificação: 3 / 5

Volume 9 – O Regresso de Steve Warson (1965) [Jean Graton]

Em vez de um livro sobre corridas, este utiliza as personagens do universo e dá-lhes um romance sobre espiões. Graton não é muito bom na sua execução. As reviravoltas nunca são particularmente interessantes e os inimigos são absurdamente estúpidos.

O tratamento utilizado para as personagens femininas continua a não ser ótimo (além de que todos os personagens masculinos têm o mesmo aspeto).

Classificação: 3 / 5

Volume 10 – A Honra do Samurai (1966) [Jean Graton]

Há muitas coisas que este livro faz bem, mas parece que lhe falta qualquer coisa. A história secundária sobre a mulher de Henri é interessante, mas é pouco focada. E mesmo a história principal parece um pouco disparatada, a ideia de um japonês fazer algo quase suicida por honra parece um cliché.

Ainda assim, o enredo básico de Henri querer que Michel ganhe um título de corrida e tentar dar-lhe melhor equipamento é interessante. Só acho que seria mais interessante se tivessem passado mais tempo (ou passado algum tempo) a mostrar o que isso significa para a motivação de Steve Warson.

Classificação: 4 / 5


Ações

Information

Deixe um comentário