Já há algum tempo que as categorias do automobilismo têm compreendido a incongruência de se apelidarem de campeonatos mundiais sem que passem pelo continente africano. Como país com melhores índices económicos e de desenvolvimento humano em África, a África do Sul é geralmente a responsável pela organização destes eventos, só que tanto a nível de F1 como de FE tem demorado a conseguir oficializar um acordo. Acordo que a torna a sucessora de Marrocos como prova africana da categoria.
A estreia do país na Fórmula E foi feita num circuito citadino na Cidade do Cabo, que passará pelos distritos de Green Point e Waterfront a velocidades que o tornaram um dos circuitos com maior média de velocidade na temporada (e uma das melhores oportunidades para os novos monolugares “esticarem as pernas”).
Com a Montanha da Mesa a fazer de fundo para a ação, os pilotos iriam competir ao longo dos 2,74 km e 12 curvas para ver quem conseguiria triunfar num traçado com menos chicanes que o usual para os padrões da Fórmula E.
Ronda 5 – ePrix da Cidade do Cabo 2023
Quando aparece qualquer classificação de uma corrida em que apenas terminam 13 dos 22 carros inscritos, compreende-se que o caos foi garantido.
O primeiro percalço foi logo antes do início das sessões oficiais, com a Mahindra a anunciar que tinha detetado uma flexão pouco natural e muito perigosa na suspensão traseira dos 4 carros (os oficiais e os ABT), o que forçou a equipa a terminar precocemente a sua participação no fim-de-semana (e a fazer Lucas di Grassi pela primeira vez faltar a uma prova).
Juntando a isto incidentes vários ao longo da prova, que começou logo na primeira volta a provocar estragos, e percebe-se um pouco melhor como António Félix da Costa conseguiu ascender do seu 11º lugar na partida até à vitória final. Não totalmente por motivos alheios, uma vez que o português fez uso pleno da boa forma do seu Porsche para ir passando adversários um a um, culminando numa excelente ultrapassagem sobre o antigo colega de equipa da DS (Jean-Éric Vergne).
Com Pascal Wehrlein e Jake Dennis mais uma vez em sarilhos, isto significou que Félix da Costa e Vergne se aproximaram dos outros dois como os mais diretos perseguidores na corrida do título.
Nick Cassidy e Sébastien Buemi terminaram em 3º e 5º, respetivamente, para provar que as unidades da Jaguar são competitivas apesar das dificuldades da equipa oficial, e a McLaren fez o mesmo em relação à Nissan (que apesar de ter feito uma inesperada pole position com Sacha Fenestraz acabou por sair da Cidade do Cabo com apenas 4 pontos.
Melhor, ainda assim, que a Maserati, que viu Maximilian Günther desperdiçar uma oportunidade de ouro para bons pontos com uma cambada de erros pouco vistosos que o levaram a partir a direção do carro contra o muro. A equipa italiana permanece com apenas 3 pontos neste campeonato.
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Qualificação: 1. Fenestraz \ 2. Günther \ 3. Cassidy \ 4. Evans \ 5. Vergne (Ver melhores momentos)
Resultado: 1. Félix da Costa \ 2. Vergne \ 3. Cassidy \ 4. Rast \ 5. Buemi \ 6. Ticktum \ 7. Vandoorne \ 8. Nato \ 9. Lotterer \ 10. Hughes (Ver melhores momentos)
Campeonato: 1. Wehrlein (80) \ 2. Dennis (62) \ 3. Vergne (50) \ 4. Félix da Costa (46) \ 5. Cassidy (43) —– 1. Porsche (126) \ 2. Venturi (84) \ 3. Andretti (80) \ 4. McLaren (66) \ 5. DS Penske (61)
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Corrida anterior: ePrix Hiderabade 2023
Corrida seguinte: ePrix São Paulo 2023
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Fontes:
– The Race \ Mahindra retira carros
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