Um caminho

11 02 2012

A minha ideia para esta temporada era de fazer o mesmo que fiz em 2011, comentar sobre os carros de cada equipa, e as suas soluções para 2012. Mas honestamente este ano, fazê-lo seria um pouco patético…

Lembro-me de no ano passado já ter tido uma grande dificuldade em arranjar grande coisa para falar sobre cada um dos carros das equipas. Se alguém pintasse de brancos todos eles, tenha a certeza de que nenhum engenheiro conseguiria distinguir qual o da sua equipa… Podemos tirar duas conclusões possíveis disto. Primeiro, por um acontecimento milagroso e psíquico qualquer, todos os projectistas de todas as equipas possuem o mesmo modo de pensar. Ou, as regras estão de tal modo restritas que só existe um caminho certo.

Copy, Paste... 8 dos 9 novos usam esta solução.

Como sou uma pessoa bastante objectiva, e quase me rio na cara dos supersticiosos, sinto-me tentado a escolher a segunda opção. Chegámos a este ponto. E pior de tudo é constatar que não tem sido feito por puro acaso. Os regulamentos têm mesmo esse objectivo.

Aliás, uma irritante dança tem acontecido nos últimos anos: alguém tem uma ideia brilhante, coloca-a no carro, e é imediatamente proibida (este ano, o sistema desenvolvido pela Lotus nas travagens, por exemplo). Ou caso seja do interesse da Federação, é aceite, e as restantes equipas correm para copiar para o seu monolugar.

Em 2011, quando a McLaren mostrou um carro diferente das restantes equipas, Adrian Newey depressa disse que era apenas visual, e a sua equipa venceu o campeonato, e os ingleses já voltaram ao sistema convencional, portanto, Newey estava completamente certo. E assim se prova a existência de apenas um caminho na F1 actual, fora do qual se perde tempo.

Como se não bastasse isto, ainda temos os problemas de quando alguém consegue um buraco no regulamento que é legal. Aí vem tudo reclamar e pedir a ilegalidade da invenção. Isto porque, como já creio ter dito uma vez, na Fórmula 1 ser inteligente é uma vantagem injusta…

Advertisements

Acções

Information

One response

12 02 2012
marcos

não se cria mais um regulamento, é um manual para fazer carros de F1. ai fica dificil algum engenheiro criar algo…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: