A situação de Imola

6 09 2011

Para a maior parte das pessoas, Imola representa o fim de Ayrton Senna. A pista italiana, que recebeu a grande maioria das suas edições como o GP de San Marino (foi o GP de Itália apenas em 1980), foi palco do fim-de-semana mais negro da história da Fórmula 1, mas é uma das melhores pistas do mundo. E para não acharem que tenho gosto em ver os pilotos a ferirem-se, deixem-me dizer que continuo a acreditar que os acidentes de 1994 se deveram mais à péssima segurança dos carros da época e azar, do que ao layout da pista…

Imola esteve no calendário até 2006, altura em que abandonou devido à queixas acerca das suas instalações, ainda que fosse temporariamente. Já passaram 5 anos… Foi perfeitamente óbvio que Ecclestone aproveitou a oportunidade para retirar do calendário um circuito que não conseguiria pagar os seus impostos milionários.

A luta entre Alonso e Schumacher em 2006, Imola.

Entretanto, em 2008 a pista recebeu da FIA a classificação de 1T, que permite receber testes de Fórmula 1. O que não é grande coisa, já que os testes actualmente são mais raros que as aparições do cometa Halley, e quando os há são sempre em Jerez ou Barcelona. No entanto, em Agosto a pista recebeu novamente a classificação que permite a recepção de corridas de F1.

O que é que isto significa na prática? Nada, basicamente… O Autódromo do Algarve também tem essa classificação e Ecclestone quase crucifica quem fala no regresso do GP de Portugal! Mas a esperança que fica é que Imola, vinda de um país com mais tradição no automobilismo (Ferrari, Monza, entre outras coisas), poderia ter uma ligeira hipótese de reentrar.

Isto porque, apesar de se defender que cada país deveria ter apenas uma corrida, a Espanha à conta de Alonso tem dois, e ambos são em pistas que têm-nos dado péssimas corridas nos últimos anos. O GP da Europa (Valência) tem vindo a mostrar-se muito aquém das expectativas iniciais, e é o próximo candidato a sair depois da Turquia. E se há país com pistas boas o suficiente para ter mais que uma prova no campeonato, a Itália é seguramente a principal candidata.

Advertisements

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: