O que significa ser Ferrari

2 09 2011

É provável que fique um pouco como bater no ceguinho, mas este post vai falar sobre Felipe Massa e a Ferrari. Desde que voltou a competir depois do acidente pavoroso do GP da Hungria de 2009, o brasileiro tem sido muito criticado pelas suas performances. Como de costume, os fãs têm uma memória curta no que toca a questão da competitividade: se num ano consegue vencer corridas é brilhante e com um excelente futuro pela frente; se tem o azar de ter um carro fraco ou um ano menos conseguido é uma besta que deveria desistir e ir-se embora.

Massa no GP do Brasil de 2008. A última vitória na F1...

Normalmente é no meio que se resolvem as questões. Felipe Massa veio para a Ferrari numa altura em que Michael Schumacher se preparava para abandonar, pelo que se deram lindamente: era só aturar durante um ano, e acabava. Mas, em 2007 com o companheiro a ser Raikkonen acabou por não se conseguir impôr, sendo tratado como um segundo piloto. De tal forma, que quando chegou no fim do ano a renovação até 2010, se achou que era um modo de Jean Todt teve de ajudá-lo a ter uma boa indemnização quando rescindissem…

Mas em 2008 tudo mudou. Kimi teve um ano mauzinho, e Felipe lutou um dos mais renhidos campeonatos da história, perdendo de forma cruel na último ronda (no seu GP caseiro) na última curva da última volta. Aí esteve exemplar, deu os parabéns ao adversário e avisou que no ano seguinte ia dar. Não deu. Como sempre a Ferrari fica para trás com as mudanças de regulamento, mas Massa conseguiu um pódio no GP da Alemanha, e acreditava que a sorte iria de novo sorrir a Maranello. E aí veio a Hungria e o acidente.

Quando regressou o brasileiro tinha agora o bi-campeão Alonso como companheiro. E até o desafiou bem, qualificando-se à frente dele na primeira corrida. Mas foi um começo enganador, com Massa a estar um pouco embaixo de forma, e quando a pareceu recuperar em Hockenheim, veio o famoso “Fernando is faster than you…” e a sua moral foi por água abaixo, o que se vê já que nunca mais mostrou combatividade em corrida.

Mas porque é que a Ferrari beneficiou Alonso? O espanhol chegou em 2010, enquanto o brasileiro já lá estava desde 2006. Até é bastante simples de entender porquê. Raikkonen tinha contrato até 2010, mas Luca di Montezemolo tinha um capricho por Alonso, e rescindiu com o finlandês para ter o espanhol. Ora já imaginaram se Massa viesse e batesse o Alonso? Seria a suprema humilhação de Montezemolo, ainda para mais porque dos quatro salários mais altos de 2010, três eram da Ferrari: os dois titulares, e Raikkonen que estava a receber 17 milhões de euros da Scuderia para se divertir nos ralis com a Citroen…

Hockenheim 2010. Os olhares dizem tudo...

Massa caminhou directamente para uma armadilha. Tivesse ele renovado só no fim de 2008 (quando foi vice-campeão) e renovado por um ano, e poderia ter evitado a questão de Alonso e Montezemolo. Ficaria sem carro para ganhar é certo, mas com a Ferrari o brasileiro ainda não voltou a vencer desde o regresso, portanto ao menos da outra forma teria o respeito de ser um líder de equipa. Como optou pela Ferrari provavelmente ninguém o contratará no fim de 2012…

Mas a Scuderia tem isto na história dela. Vamos a exercício simples: como ficaram os pilotos que abandonaram a Ferrari? Raikkonen disse “vão-se lixar” e foi para os ralis. Schumacher foi puxado para o abandono e agora voltou sem grande sucesso. Barrichello ainda se safou bem, conseguiu lutar pelo título em 2009, mas foi só isso. Irvine foi para a Jaguar onde ficou mais conhecido pelas festas do que pelo andamento… O último que me consigo lembrar que tenha tido sucesso pós-Scuderia foi Mansell em 92.

Portanto, se há lema que melhor define a F1 é que se passa de bestial a besta, e de besta a bestial num instante; mas é também uma descrição adequada para uma das equipas mais hipócritas da F1.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: