Top Fünf: Os mais bonitos

13 08 2011

Aqui estou eu de volta! A minha pausa foi bastante grande (quase duas semanas), mas como vocês devem ter reparado não é a primeira vez que o faço. O blog tanto passa por períodos de longa “seca”, como (e já aconteceu) pode ficar com dois posts num só dia. A razão para isto é simples: no final dos tempos do Fórmula 1 DP já fazia os posts mais por obrigação do que por gostar do que estava a fazer, daí que tenha parado.

Foi também a razão que me levou a fazer um acordo comigo mesmo, de que não faria posts se não estivesse com disposição para isso, afinal isto é para me entreter…

Mas já estou outra vez com vontade de o fazer vou aproveitar para fazer me desviar um pouco da F1, que neste período de férias está uma bela porcaria… O Salão Automóvel de Frankfurt já só está a um mês de distância, e esperam-se várias novidades: um novo Lamborghini (não se sabe nada sobre ele ainda), o “novo” Porsche 911, os BMWs i3 e i8, entre vários outros. Entusiasmado? Eu nem por isso…

É a velha história: as marcas lançam protótipos mirabolantes, a maioria dos quais não parece se parece nada com a versão que acabam por colocar à venda, e alguns nem são produzidos. Os construtores dizem “era só para mostrar o que conseguimos”, e deixam o público com vontade de lhes atirar com alguma coisa à cabeça… Já para não falar que na ânsia de fazerem algo de diferente, por vezes fazem algo que não é bonito, mas simplesmente “não é mau”. Fez sentido? Não faz mal, quem está a escrever sou eu e, nem sempre faço muito sentido!

Enfim, a dúvida coloca-se: existe algum carro verdadeiramente bonito? Para responder a esta pergunta decidi mostrar-vos com uma coisa à Bandeira Verde: um Top Cinq! Mas, é melhor mudar de nome para ser mais original… Quem é que é o oposto dos franceses, alguém que eles odeiem?… Está claro os alemães! Bem-vindos ao Top Fünf!

5 – Mercedes 300 SL

O famoso "asas de gaivota".

O famoso Gullwing. Criado em 1954, o carro alemão ficou famosíssimo pela sua abertura de portes “à gaivota”, mas não nos podemos esquecer dos pormenores. Este carro era bastante rudimentar (travões de tambor, por exemplo), mas era simplesmente fantástico de olhar, e foi o primeiro super-desportivo de sempre. Numa altura em que a Lamborghini ainda tinha os seus logos apenas em tractores…

A fama acabou por ocultar os detalhes mais chatos, como o facto de ser bastante mau de conduzir.

Um novo Gullwing foi lançado o ano passado (o SLS AMG), mas embora também seja bonito, e seja divertido de conduzir, não consegue ter tanto carisma como o velho 300 SL.

4 – Jaguar E-Type

Incrível, não é? Imagine-o a passar a seu lado nos anos 60...

Aquele que Enzo Ferrari descreveu como “o mais belo carro alguma vez feito”. E vocês sabem como eu desvalorizo as opiniões dele, portanto o carro é bonito ao ponto de eu concordar com ele! Lançado no Salão Automóvel de Genebra de 1961, o carro foi incrivelmente popular (se é bonito hoje, imaginem para os padrões de 1961…), e foi necessário que um segundo carro fosse conduzido durante a noite de Londres a Genebra!

O que mais surpreende neste carro é o facto de ter esta forma, embora tenha sido desenhado num túnel de vento primitivo, que consumia tanta energia que só podia funcionar à noite (quando quase ninguém estivesse a usar electricidade), e de ter sido testado a alta velocidade nas auto-estradas britânicas (também à noite, claro)! E, ainda não chegámos a um dos maiores trunfos deste carro: custava um terço dos Lamborghinis e Ferraris da época, e era mais rápido…

3 – Aston Martin DB9

Olhem bem: estilo e velocidade aliados.

Mais um carro britânico, mas este é um Aston. Seja qual fôr o carro que escolha, a marca acaba por dizer tudo. E quando se escolhe um Aston a imagem que vem à mente é velocidade, mas com estilo… muito estilo. O DB9 pode ser extremamente parecido com os outros (Vantage, DBS, Virage), mas este é para mim o melhor de todos. Para além de ser uma autêntica bala, o carro é também confortável, um verdadeiro GT, em que se você pode fazer uma volta rápida no Estoril e ir depois para a A8, sem que fique minimamente cansado ou aos solavancos.

Mas isso não interessa, em especial depois de olharem para ele. A sério, olhem para ele. Mesmo! Não me interessa se já olhou para ele antes de ler isto, olhe novamente. Garanto que o seu dia vai melhorar…

2 – Lancia Stratos

O Stratos na sua melhor forma: pintura Allitalia...

Simplesmente brilhante. É a única maneira que eu arranjo de descrevê-lo. Tem um habitáculo minúsculo, era muitíssimo pouco prático, o que é quase um requisito na maioria dos super-desportivos. No entanto, enquanto a maioria dos super-desportivos foram feitos para ficarem bem estacionados em Monte-Carlo, o Stratos foi feito para ser rápido nas estradas secundárias de Monte-Carlo no mundial de ralis.

A versão de Ralis ficou famosa pela sua pintura da Allitalia, e pela enorme rapidez que o levou a conquistar os títulos de 1974-76, bem como o título de Sandro Munari de 1977. E ainda não cheguei ao barulho… simplesmente oiçam-no antes de continuar a ler! O look é incrível a frente baixo, a traseira alta, com o pára-brisas a ficar como a viseira num capacete, definitivamente o carro mais bonito de sempre…

1 – Alfa Romeo 8C

O mais bonito carro de sempre... não aceito segundas opiniões!

… não fosse a Alfa ter criado o magnífico 8C. As medidas parecem-se muitíssimo com o Stratos, mas tem um corpo com um estilo mais moderno. Normalmente isto significa que o estragaram, como no projecto de novo Stratos que chegou a circular (não gostei muito), mas neste caso ficou melhor.

A frente tipicamente Alfa fica excelente, com uma traseira característica dos carros italianos, e o habitáculo é soberbo. O som é igualmente bom, o que nos poderia dizer que isto é um Stratos ainda melhor… Mas não. Porque como carro ele tem um pequeno grande problema: é uma m€rda para conduzir.

Até hoje ainda acredito que tal se deve à Ferrari, que para quem não sabe está juntamente com a Alfa e Lancia sob o “domínio” da Fiat, e os italianos terão tentado evitar que a marca de Maranello fosse batida pela irmã mais pobre… Uma grande pena porque um carro com tanto estilo deveria ter uma performance a condizer! Mas, a Alfa anunciou o 4C, que promete muito e poderá daqui a 2 anos estar no topo desta lista!

De trás, fica ainda melhor...

Não se esqueçam de rever este vídeo:


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: