Num campeonato diferente

27 06 2011

Após o GP do Canadá uma leve esperança caiu sobre os fãs da Fórmula 1: talvez o título não estivesse decidido. No entanto, a corrida de Valência apenas veio confirmar a triste realidade de que esta temporada não será nos moldes das últimos, seguindo mais o padrão dos anos de Schumacher e Ferrari.

Quem “culpar” por isto? Há quem diga que se trata do carro que Sebastian Vettel tem nas mãos. É certo que será a principal causa deste domínio, pois o RB7 é sem dúvida um monolugar que ficará na história dos mais bem-sucedidos de sempre da categoria. Adrian Newey mostrou sem dúvida que é o melhor projectista da actualidade, com (mais) um monolugar competitivo, e que nem as regras alteradas conseguiram contrariar.

Tão cedo não deixaremos de ver isto.

Mas não é o único factor. Primeiro, tem que se ter em conta que nenhum piloto se assumiu ainda como o principal perseguidor do alemão. Alonso, Button, Webber e Hamilton têm estado a roubar pontos uns aos outros, o que tem ajudado Vettel a fugir. Em segundo, o facto de que (e digo isto contrariado…) Vettel é neste momento o melhor piloto do grid.

Sebastian está num modo de perfeita cooperação com o seu monolugar, o que o leva a conseguir um ritmo espectacular. Por vezes acontece, como Mansell em 1992 e Schumacher no período 2000-2004 (com especial destaque para o último ano). Os pilotos conseguiram maximizar o potencial dos seus carros de um modo que mais ninguém, nem mesmo os seus companheiros de equipa, conseguiram.

Lamenta-se, mesmo assim, a decisão da FIA de alterar as regras dos escapes para o GP da Grã-Bretanha, porque já o tinha aprovado anteriormente, tratando-se de uma maneira de tentar diminuir a vantagem dos Red Bull.

Em 2011 temos que nos mentalizar que há dois campeonatos: um com uma disputa muito acirrada; e outro que apenas conta com um piloto…

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: