O fim do reinado de Vettel

13 06 2011

No que toca aos Grande Prémios que falho, estou sempre com azar. Tal como no passado GP do Mónaco não pude assistir à corrida, e novamente perdi a possibilidade de ver em directo um dos mais épicos momentos de Fórmula 1… Mesmo assim ainda consegui, novamente, ficar sem saber a classificação até ver a gravação da prova.

Prova que, na minha opinião, figura entre as melhores corridas de sempre da história da Fórmula 1. E digo isto sem precisar de pensar muito sobre o assunto, pois o GP do Canadá foi uma grandiosa mistura de chuva, acidentes, ultrapassagens, duelos, e Safety-Cars, que culminou na decisão da vitória a apenas ficar resolvida poucas curvas antes do fim da última volta.

"Espero que se tenham lembrado de reabastecer o SC, depois destas voltas todas..." Martin Brundle

A corrida começou atrás do SC, devido à chuva, e deu-nos bastante entretenimento durante as primeiras voltas, com os toques de Hamilton com Button e Webber, bem como as disputas e mudanças de pneus, mas quando a chuva começou a apertar foi necessário parar a corrida. A bandeira vermelha foi justificada, pois a água realmente tornou a pista num rio, como era visível pelas imagens de televisão. Infelizmente foi necessário esperar quase 1h30 para que se pudesse finalmente recomeçar.

E foi nessa altura que se deu um dos mais patéticos exemplos do modo de operar dos Comissários Desportivos. Ao reiniciar atrás do SC, esperava-se que fosse uma situação temporária de 2 ou 3 voltas, mas não. Quase o triplo dessa distância foi percorrida em fila indiana, pois a FIA acreditava, se calhar, que os melhores pilotos do mundo não aguentavam uma pista molhada! Ou tinham medo que eles encolhessem com a chuva… Para se dar uma ideia da idiotice, quando o SC saiu quase todos os pilotos foram pôr intermédios, porque a pista já estava a secar!

Quando recomeçou foi possível observar muitos duelos interessantes. Depois de tocar-se com o companheiro de equipa, levar um drive-through penalty, e chocar com Alonso, Button conseguiu mudar para os pneus secos (também, já parara mais 5 vezes antes disso…), e começando a ganhar terreno aos adversários. Os seus adversários? Mark Webber, que teve que se recuperar do despiste inicial; Sebastian Vettel, que liderava; e Schumacher, que fez a sua melhor corrida desde que regressou.

Button, o homem da corrida.

Webber, Button e Schumacher fizeram uma luta incrível entre si, com Button a vencer o duelo. Logo, que fez isto o britânico começou a ganhar terreno a Vettel, e nas últimas duas voltas estiveram colados, até que na última volta (a poucas curvas do fim) Vettel finalmente errou e Button conseguiu vencer depois de ter estado no último lugar trinta voltas antes!

Atrás, Petrov fez um excelente resultado, seguido de Massa e Kobayashi, que fizeram um foto-finnish (vantagem para o brasileiro), Barrichello deu mais alguns pontos à Williams, e ambos os Toro Rosso chegaram aos pontos.

De ressaltar ainda, o estranho momento, quando (sob SC), um comissário tropeçou a recolher os danos de Heidfeld quando Kobayashi estava a passar. Ambos tentavam desviar-se um do outro, mas estavam a fazê-lo para o mesmo lado… Felizmente nenhum deles se magoou.

Veja os resultados completos.


Ações

Information

One response

7 07 2011
blogformulamonu

Caro formulapt,estou criando no meu blog o bolão Monumental,um bolão onde tem que acertar quem vai ser os tres primeiros colocados de cada etapa da F1.Estou te convidando pra ser um dos participantes,Topa ou não Topa(ponto de interrogação)
Se topar,o post das apostas é amanhã.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: