Dia cheio

31 01 2011

Depois da Ferrari ter apresentado o seu novo carro, o F150, tivemos que esperar por 2ª feira para finalmente recebermos novidades no que toca às novas “armas” das equipas para 2011. Confesso não crer que a espera tenha valido a pena: no geral, os carros de 2011 parecem todos idênticos uns aos outros sem lugar para imaginação dos engenheiros… Vejamos caso a caso.

Renault

A Renault e o exército de pilotos de testes.

Com o slogan de “Black to the Future”, a Renault mostrou o seu novo monolugar. Com as clássicas cores da JPS, a Lotus Renault deu (tal como todos até agora) a conhecer um design que não se distingue em nada dos restantes, numa simples evolução do R30. A ideia de homenagear o glorioso passado da Lotus ficou um pouco aquém das expectativas por duas razões: a presença do vermelho da Total, que destoa um pouco do restante design; e ainda a presença do exército de pilotos de testes.

Como actualmente a Renault se encontra com uma liderança como que partilhada entre Lotus e Genni, os pilotos de testes seleccionados foram um modo de ambos os donos marcarem uma posição: Bruno Senna e Fairuz Fauzy, foram as opções de Dany Bahar, o primeiro por fazer mais uma referência ao passado do Team Lotus, e o segundo pela nacionalidade malaia (a mesma que os donos da Lotus, a Proton).

Já Genni escolheu Ho-Pin Tung e Jan Charouz do seu programa de jovens, bem como Romain Grosjean, que após uma temporada na Auto GP e esporádicas aparições na GP2 demonstrou algumas boas performances, pelo que voltou a ser colocado na esfera de influência da Renault. Portanto, cinco pilotos de testes numa época em que são proibidos testes durante a temporada. Certo…

Lotus

O Team Lotus apresenta o T128.

A Team Lotus apresentou o seu novo monolugar, o T128, classificando-o como uma evolução do antigo. Uma pintura com alguns detalhes interessantes, e que, na minha opinião, tem muito mais a ver com a Lotus do que fazer publicidade a uma marca de cigarros sem receber nada por isso! Estou bastante agradado por Tony Fernandes ter resistido à tentação de modificar a pintura, porque ficou realmente muito original, o melhor visual até agora.

Mas de volta ao carro. Depois das linhas muito conservadoras que marcaram o T127, este novo chassis apresenta um look mais redondo, bem como apêndices aerodinâmicos muito mais trabalhados. Podem perfeitamente atingir o seu objectivo de dar luta às equipas do meio do pelotão.

Sauber

O novo Sauber, finalmente com patrocínios.

Depois de ter passado um ano “agarrado” ao nome BMW e com carro cheio de branco sem patrocinadores, Peter Sauber conseguiu, aparentemente, voltar aos bons velhos tempos. Com um monolugar mais trabalhado que o seu antecessor, e com patrocinadores ao invés de branco, o C30 conta com um KERS (fornecido pela Ferrari), o que lhe dará alguma vantagem nos arranques.

A nova dupla de pilotos promete com Kamui Kobayashi a poder confirmar o seu talento neste novo ano, e o vice-campeão da GP2, Sérgio Pérez, a poder mostrar serviço perante a possibilidade que se tem vindo a levantar de substituir Felipe Massa na Ferrari.


Ações

Information

2 responses

13 02 2011
O erro da Renault « Fórmula Portugal

[…] começar, quando a Renault apresentou o seu monolugar, apresentou igualmente um “exército” de pilotos de teste, mas afirmou que na […]

1 02 2011
As novas “armas” « Fórmula Portugal

[…] Após as apresentações de ontem, iniciaram-se hoje os testes de pré-temporada em Valência (no autódromo e não no circuito citadino) com mais quatro equipas a apresentarem as suas novas “armas” com as quais lutarão pelo título deste ano. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: