Os nomes correctos

28 01 2011

Com a temporada da Fórmula 1 cada vez mais próxima do início, tudo se começa compôr: o calendário está pronto (com China e Índia com pontos de interrogação, mas perto de serem resolvidos), as equipas estão formadas, e já só falta um lugar para o grid ficar completamente preenchido.

A expectativa de como correrá esta temporada que se aproxima, com o novo fornecedor de pneus e novas regras (regresso do KERS, asa traseira móvel,…), fez com que nesta pré-temporada tenhamos assistido a poucos acontecimentos de grande importância, o que leva a que uma notícia, que já iria atrair as atenções numa época mais movimentada, tivesse sido muito discutida durante este Inverno: o caso da(s) Lotus.

 

Team Lotus e Lotus Renault, ou Lotus e Renault?

O melhor será não entrar em pormenores, visto já o ter feito anteriormente, mas a questão até pode ser reduzida a uma explicação bastante simples: a Lotus Racing comprou os direitos ao nome Team Lotus, mas o Group Lotus acredita que estes direitos lhe pertencem pois considera-se a verdadeira Lotus. Na realidade nenhuma das duas é a descendente da equipa de Colin Chapman, mas creio que é melhor permanecermos com a explicação básica, já que se têm vindo a formar facções.

Até agora, e tendo em conta que o caso ainda segue em tribunal é o método mais usual de as distinguir, a Lotus de Tony Fernandes tem sido referida como o Team Lotus, enquanto a Lotus de Dany Bahar tem sido chamada de Lotus Renault. Honestamente creio que estas denominações são longas demais: também não dizemos Ferrari Marlboro ou Vodafone McLaren, pois não?

Por isso, aproveito para comunicar que a Team Lotus será referido como Lotus simplesmente, pois eles compraram os direitos de utilizar esse nome a David Hunt. Já a Lotus Renault, irei denominar como Renault, visto que, como eles próprios dizem, são apenas patrocinadores com o nome oficial a manter-se como o do construtor francês, embora tenham-se esforçado por parecerem que sejam Lotus (com a pintura JPS e com a mudança de nacionalidade para a britânica)…


Ações

Information

Uma resposta

28 01 2011
Willian

Concordo com você. Até sair o resultado do julgamento, ao menos, também chamarei o time de Fernandes de Lotus e o de Bahar como Renault. Afinal, essas sāo as nomenclaturas oficiais por enquanto.

Gostar

Deixe um comentário