A abundância na Force India

24 01 2011

Ao contrário de 2010, em que a grande maioria dos pilotos foi apresentada bastante tarde, 2011 resolveu-se muito rapidamente, com mais de metade do grid a saber por que equipa iria correr neste ano, mesmo antes do anterior terminar. O que até não é de espantar: as equipas a quem 2010 correu bem mantêm a fórmula vencedora, enquanto que para alguns dos que não fizeram uma temporada tão bem sucedida, permanece sempre a dúvida de se não “rendem” um pouco mais (Petrov, por exemplo).

Com poucos lugares disponíveis nos grids, a maioria dos restantes lugares acabaram por ser ocupados por pilotos pagantes (como Maldonado ou Karthikeyan), que enchiam o budget das suas equipas numa altura de grandes dificuldades das equipas do meio do pelotão para baixo se manterem “vivas”…

A Force India tem ambas as vagas disponíveis.

Isto tudo somado levou a uma situação bastante invulgar: apenas três lugares estão disponíveis para um grande leque de pilotos que ainda não conseguiram arranjar lugar. Mais estranho ainda é que dois deles são de apenas uma equipa, a Force India.

Criada em 2008, através da compra da Spyker (ex-Midland e Jordan), a equipa de Vijay Mallya viveu um primeiro ano tão penoso quanto a da sua antecessora, contudo em 2009 a sorte sorriu-lhes nos circuitos de baixa carga aerodinâmica, quase vencendo o GP da Bélgica com Giancarlo Fisichella. Neste ano que acabou de passar, conseguiram pontuar com alguma frequência, estando a assumir-se como equipa de meio de pelotão e atingindo relativa estabilidade.

Nesta condição, e como a melhor das equipas com vagas disponíveis para 2011, a Force India tem vários pilotos livres no mercado e tem apenas duas vagas para preencher… Ou terá mesmo?

Embora não tenha sido dada grande importância a este facto, Vitantonio Liuzzi possui contrato com a equipa para este ano. Muitos especulam que Sutil e di Resta serão confirmados como titulares, partindo do pressuposto que o contrato de Tonio vai ser rescindido. O que se parece esquecer são os antecedentes da Force India, pois os indianos sofreram várias derrotas em tribunal (o caso da Aerolab e de Roldan Rodriguéz, por exemplo), tendo tido de pagar pesadas multas ao longo do ano. Não sei se eles se vão arriscar a ter que sofrer mais uma perda financeira…

Paul di Resta será, quase de certeza, confirmado na Force India como titular.

Há ainda que recordar que quando Sébastien Bourdais foi despedido da Toro Rosso a meio de 2009, houve alguns comentários sobre a falta de respeito que foi não respeitar um contrato. Não vejo portanto, por que não se manifestam em defesa de Liuzzi agora. É o que acontece quando não se pensa muito nas opiniões… Embora não seja fã de Liuzzi, a questão é simples: ele tem contrato e tem que ser cumprido. Além disso, há pilotos bem piores (na minha opinião) que estarão no grid de 2011!

Os outros candidatos aos lugares são Sutil, Hulkenberg e di Resta. Sutil passou o ano inteiro a recusar-se a assinar contrato de renovação com a Force India, acreditando que poderia arrecadar a vaga da Renault, mas agora que falhou é a Force que se recusa a decidir-se se quer manter o piloto… Na F1 o timming é bastante importante.

Hulkeberg merecia ter-se mantido na Williams, pois tinha muito potencial de fazer melhor no seu segundo ano na categoria, contudo Sir Frank acabou por ter que optar pelo dinheiro, perdão piloto venezuelano, Maldonado. Agora procura tornar-se piloto de testes da Mercedes ou mesmo titular da Force India. Honestamente, creio que o que acontecerá será um posto de piloto de testes na Mercedes, o que é uma posição decorativa hoje em dia…

Paul di Resta deverá ser confirmado como piloto quase de certeza, já que conta com o apoio da Mercedes (fornecedora de motores da Force India) e com um título no DTM. Confesso que espero com bastante expectativa ver que performance o escocês conseguirá atingir.

Em conclusão, creio que o mais provável será ver Liuzzi e di Resta como titulares, com Hulkenberg como piloto de testes. Sutil, de facto, deveria ter renovado mais cedo, pois creio que se Tonio fôr mantido, será di Resta o preferido para um dos cockpits.


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