Imparcialidade? Qual imparcialidade?

19 01 2011

Nos últimos anos tem-se vindo a assistir a um aumento gigantesco dos meios de comunicação disponíveis. As novas tecnologias, aliadas ao desejo de todos nós de saber o que ocorre no mundo, tem levado a que os tradicionais locais onde a população se procura informar tenham-se desviado das tradicionais revistas e jornais para os blogs e websites ao redor do mundo de vários países.

Isto levou à formação de um público informado, que não se limita a apenas uma fonte, preferindo “abastecer-se” de diversas fontes, levando-o, não só a compreender os detalhes de uma notícia, mas igualmente a descobrir a opinião de várias pessoas sobre o tema, formando a sua própria opinião.

Não se pense contudo que os jornais e revistas perderam a sua importância: pelo contrário, actualmente representam a opinião mais especializada, pois já compreenderam que a maioria das pessoas tem novas fontes, pelo que não estão a ser informados pela primeira vez dos acontecimentos, mas antes a procurar alguma reflexão sobre o assunto.

Estes meios de comunicação têm, por isso, a obrigação de serem o mais imparciais possíveis nas suas análises baseando-as numa análise de factos e não de opiniões pessoais. Algo que uma publicação conceituada como a Autosport britânico, com todos os seus anos de experiência, saberá com certeza fazer, certo? Errado…

"A verdadeira Lotus está de volta"... Que imparcialidade!

A situação da Lotus está a valer umas belas trocas de acusações entre Fernandes e Bahar, com o último a ter recebido nos últimos tempos o apoio  família Chapman, algo no mínimo estranho tendo em conta que precisamente há um ano, o filho do designer Colin Chapman entregara a famosa boina do pai a Tony Fernandes em caso de vitória…

Ainda não consegui perceber como o chefe do “Group Lotus” conseguiu atrair os apoios que tem vindo a arranjar, ou como conseguiu adiantar a sessão em tribunal relativa aos direitos do nome Lotus para dia 25 de Janeiro, mas o facto de a Proton ter andado a puxar uns cordelinhos não deverá ter nada a ver com o assunto, não é verdade?

De qualquer das maneiras creio que a Autosport cometeu um verdadeiro abuso da confiança que lhe é depositada por anos de publicação, com esta tomada de posição num assunto que nem foi julgado em tribunal. Esta “escolha de facções” mostrou o quanto a falta de imparcialidade tem vindo a afectar os jornalistas ao redor do mundo, que preferem fazer isto ao invés de fazer o seu trabalho, que é o de analisar e reportar aquilo que acontece, não deixando as suas preferências ou opiniões alteraram o conteúdo dos seus artigos.

Se de facto se procura fazer passar a opinião pessoal, devo informar que é essa a finalidade dos artigos de opinião…

Anúncios

Acções

Information

2 responses

20 01 2011
Diogo Guilherme

Quanto terá pago a Proton e seus associados ao Autosport……?

20 01 2011
Speeder_76

Bom, quando se chega ao curso de Jornalismo, aprendemos que a objectividade é a primeira coisa que se vai. É um mito, nao a alcançamos, por muito que tentemos. Contudo, objectividade é uma coisa, imparcialidade é outra, e há muita gente que não percebe esta “colagem” da Autosport britânica à Lotus Cars do Dany Bahar.

A impressão que fica é que esta gente deve ter feito uma espécie de acordo com a Haymarket Productons, que é a proprietária da revista. E não achei uma coincidência ver a apresentação das novas cores no Salão de Birmingham, patrocinada pela Autosport. E ainda por cima foram eles que anunciaram em primeira mão a noticia de que o inicio do julgamento do “Team Lotus vs Lotus Cars” tinha sido antecipada para o dia 24 de Janeiro.

Dá-me a impressão que, se não foram “comprados”, então devem ter feito um acordo de parceria ou outra coisa qualquer. Com que dividendos, desconheço. Mas fica-lhes mal tal atitude.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: