Valorizando o presente

2 01 2011

As passagens de ano são sempre muito celebradas. Um novo ano é sempre encarado como uma promessa de tempos melhores, com muita saúde, dinheiro, amigos e felicidade. Embora estejamos sempre na esperança de que, com cada ano que se inicie, sejamos surpreendidos positivamente, o mais comum é que exaltemos o passado como os melhores momentos da vida.

Tomemos o exemplo da Fórmula 1, em que os anos 70/80 foram eleitos como a melhor década de sempre, segundo uma sondagem da Autosport portuguesa. Sempre acreditei que este fascínio por essa época do desporto automóvel fosse um pouco exagerada (nalguns casos por pessoas que nem viveram nessa altura…), visto que ao longo do tempo costumam ser construídos mitos, acontecimentos que ao longo dos tempos são engrandecidos excessivamente. Falo, por exemplo, das ultrapassagens, que, embora abundantes, duvido seriamente que ocorressem a cada curva das corridas, como muitos vídeos nos levam a crer.

Com isto não pretendo diminuir os feitos da época, isso seria igualmente errado… Gostaria apenas de afirmar que devemos olhar para o passado com a intenção de buscar elementos que ajudem a melhorar o presente, e não com o propósito de o recriar.

Muitas vezes apenas damos pela falta das coisas quando estas desaparecem, e creio que isso poderá ser o caso do actual leque de pilotos, descrito por Jackie Stewart como o melhor de sempre… Personagens como Vettel ou Hamilton não são verdadeiramente considerados os melhores dos 60 anos de Fórmula 1, contudo, daqui a uma ou duas décadas, a sua falta será sentida.

Dito isto, creio que não devemos procurar recriar o que se passou no passado, mas antes criar uma identidade própria, pois 2010 foi um dos melhores anos de sempre e deverá ser trabalhado para construir um futuro risonho a todos.

Feliz Ano Novo!

Advertisements

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: